Morrer para o mundo e viver para Deus


"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado." (Romanos 6, 1-7)
      Hoje vamos começar de um jeito diferente. Isso mesmo, direto na Palavra, afinal de contas, Ela é quem nos interessa! O capítulo 6 de Romanos fala sobre a morte e vida com Jesus, e é dele que tiraremos nosso alimento de hoje.
      Primeiro, é preciso nos fazer uma pergunta: Seria possível que nós, permanecendo no pecado, ou seja, insistindo em cometer aqueles erros que sabemos que fazem parte da nossa vida, sejamos abundados de graça? 
Vamos pensar: A gente, por livre e espontânea vontade, alimentando nossos pecados, podemos esperar que a nossa vida prospere, frutifique, que sejamos repletos da graça de Deus? Newton não errou quando sugeriu que nossas ações geram reações, consequências. Tudo o que a gente pratica ou deixa de praticar, se reflete na nossa vida, no nosso coração.  Um coração cheio de ódio, de maldade, que não sabe perdoar consegue dar espaço para a graça de Deus? A resposta é não! Para todas essas perguntas! NÃO é possível que sirvamos com nossas atitudes à duas pessoas ao mesmo tempo. Ou somos de Deus, ou não somos! Não existe espaço para sermos bons e maus ao mesmo tempo; ou nós somos do bem e servimos à Jesus Cristo, embora não sejamos perfeitos e erremos sim, constantemente, ou mesmo conhecendo a Verdade seguimos praticando aquilo que é morte, sem nem nos esforçarmos para buscar a santidade.
      Vejam muito bem: Para podermos ser repletos do Espírito Santo, temos que estar vivos em e por Cristo. E estando vivos nEle, automaticamente morremos para o mundo.
"(...)Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado." Estando vivos no Senhor, seremos salvos, pois seremos justificados. Mas preste atenção: Vivos no Senhor. Não é possível sermos justificados se estivermos vivos para o mundo!

"Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça." (Romanos 6,8-13)
      Como é possível morrer para o mundo e viver para Deus? É simples: excluindo o pecado da nossa vida. Nós já sabemos que ele nos afasta do amor e da graça de Deus, e precisamos lutar contra ele sim, diariamente, porque o mal nos cerca e nos tenta a todo momento. É fácil? Não é! Não é nem um pouquinho fácil, mas você não acha que realmente vale a pena? Quer dizer, sejamos gratos à Deus que nos dá vida em abundância! Sejamos gratos ao sacrifício que Jesus fez por nós! 

"Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Romanos 6,14-18)
      Gente, o pecado não tem domínio sobre nós se estivermos revestidos do Espírito Santo! Não, o pecado NÃO TEM VEZ se estivermos obedecendo à Palavra! Não tem!! Sabem o que é isso? Temos que nos armar com as coisas de Deus, para podermos expulsar todo o mal que ainda está presente na nossa vida e que nos incita a pecar! Precisamos sim evitar todas as situações que nos despertam a vontade de ir contra o que Deus nos ensina, precisamos sim evitar companhias que nos fazem deixar de lado tudo o que é de Deus, precisamos sim excluir todos os hábitos que nos levavam a afundar no pecado. É isso que precisamos fazer para vivermos para Deus. Vamos encarar isso juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário